Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Uso do Manjericão


O uso do manjericão é geralmente associado ao estômago e orgãos relacionados. Ele pode ser usado no caso de cólicas, vômitos, constipação, problemas gástricos, depressão e menopausa.
Como um anti-espasmódico, ele vem sendo usado para acabar com a tosse. O manjericão também é recomendado para tratar a dor de cabeça. Ele aumenta o apetite, tende á aumentar o leite nas mães, melhora a circulação sanguínea, ajuda na digestão, elimina dores causadas por gases e auxilia na indigestão. O manjericão também trata a febre, resfriados, gripes e a sinusite.
As folhas do manjericão são ótimas quando esfregadas sobre picadas de insetos.
O manjericão é uma erva muito conhecida que deve ser colhida antes de dar flores e é usada desde a antiguidade. No Egito antigo, o manjericão era utilizado como antídoto para picadas de cobras, escorpião e problemas com os olhos. O suco fresco da planta era usado externamente no tratamento de infecções da pele causadas por fungos. As folhas amassadas eram aplicadas em locais doloridos em casos de reumatismo. A infusão de manjericão era recomendado no tratamento dos nervos, dores de cabeça e desmaios. Os gregos usavam o manjericão tanto para preparar banhos aromáticos para fortalecer os nervos, quanto para adicionar um sabor especial aos vinhos e licores.
O manjericão repele insetos e se colocado dentro dos armários, acaba com os insetos indesejados.
Beba uma xícara (chá) de infusão ao dia como prevenção, e adoce com mel no caso de tratamento da tosse.
Lembre-se que o óleo essencial de manjericão não deve ser utilizado durante a gravidez.
O manjericão também é muito utilizado na cozinha, sendo um ótimo companheiro dos tomates e ingrediente fundamental para se fazer o famoso pesto genovese, típico da Itália.
Fonte: www.planetanatural.com.br

Artigos Relacionados

0 comentários: