Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

REFRIGERANTES: CUIDADO! ENCONTRARAM BENZENO NELES…

A PROTESTE (Associação em Defesa do Consumidor) encontrou uma substância potencialmente cancerígena - o benzeno - em sete marcas de refrigerantes: Dolly Guaraná tradicional, Dolly Guaraná diet, Fanta Laranja (tradicional), Fanta Laranja Diet, Sukita tradicional, Sukita Zero e Sprite Zero. O benzeno resulta da combinação do ácido benzóico com a vitamina C (ácido ascórbico).Uma solução para o problema, segundo o órgão, seria os fabricantes substituírem o conservante ácido benzóico – que está relacionado à hiperatividade infantil –, por outro que não reaja formando benzeno.

Além dessa substância, os testes também apontaram a presença de corantes impróprios para as crianças. O amarelo crepúsculo, obtido pela adição do corante tartrazina, presente nas versões de Fanta e Sukita, é proibido em países europeus por causar também causar hiperatividade, além de alergias. As manifestações clínicas mais comuns são: urticária, broncoespasmo e rinite.
Fonte: PROTESTE - http://www.proteste.org.br/bebidas/refrigerantes-diet-apresentam-problemas-s481051.htm.Polônio, M. L. T.; Frederico, P. Consumo de aditivos alimentares e efeitos à saúde: desafios para a saúde pública brasileira. Cad. Saúde Pública, v.25 n.8, Rio de Janeiro Aug. 2009.

Ana Carolina C. Carone; Andréia F. Moura; Hannah M. ScielzoEstagiárias de nutrição do programa Mais Saúde .

Artigos Relacionados

0 comentários: