Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atividade física evita aumento de peso na meia-idade


Perder peso não é fácil. E, quando se consegue, a tarefa de mantê-lo também é difícil. O ideal realmente é prevenir o ganho, o que é possível com a quantidade certa de exercícios físicos, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.
Os cientistas descobriram que uma hora de atividade moderada por dia (caminhada, bicicleta, dança de salão, brincar com crianças) previne que mulheres de peso normal de meia-idade engordem mais de 2,27 kg em um período de três anos.
Se destinar metade desse tempo (meia hora diária) para suar a camisa com práticas mais vigorosas, como correr e pedalar, dá o mesmo resultado.
Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou por 15 anos 34.079 voluntárias saudáveis com uma média de idade de 54 anos no começo do trabalho. Vale dizer que não levou em conta dietas.
De acordo com o jornal The New York Times, a má notícia é que as participantes que tiveram a mesma quantidade de exercício, mas estavam acima do peso, não foram capazes de impedir o aumento do problema com a balança.
O líder do estudo é o professor I-Min Lee. As conclusões foram divulgadas na publicação The Journal of the American Medical Association.
Especial para Terra

Artigos Relacionados

0 comentários: