Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Chocolate pode piorar depressão, diz estudo

Se você é daquelas que ao menor sinal de tristeza já se joga numa barra de chocolate imensa, cuidado! Um estudo publicado na revista científica Archives of Internal Medicine sugere que a crendice popular de que ele ajuda a melhorar o humor de quem está triste ou deprimido pode não ser verdade, ou pelo menos ser apenas meio verdadeiro. O estudo comparou 900 pessoas, homens e mulheres, em relação ao consumo semanal de chocolate e estado de espírito e concluiu que as pessoas deprimidas consumiam 55% mais chocolate que as outras.
Os cientistas relacionaram os dados obtidos com um efeito negativo no consumo do doce. A pessoa deprimida come chocolate porque ele eleva o nível de serotonina no cérebro, da mesma maneira que alguns antidepressivos e aumenta também a quantidade de açúcar no organismo, o que momentaneamente faz a pessoa se sentir melhor e mais motivada. O problema é que haveria posteriormente um efeito colateral, fazendo com que as pessoas se sentissem ainda piores do que estavam antes de comer chocolate. O resultado é um consumo ainda maior do doce e o reinício do ciclo depressivo.
De acordo com os cientistas que conduziram a pesquisa o melhor a fazer nesses casos, em que a pessoa tenta alterar o estado de espírito ingerindo grandes quantidades de chocolate, é procurar ajuda de um terapeuta. Esse profissional saberá dizer se existe um quadro clínico mais grave e se deve ser tratado com medicação mesmo e não chocolates.

Artigos Relacionados

0 comentários: