Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

GORDURA DO PORCO SE CONCENTRA NA PELE


Aproximadamente 70% da área gordurosa do suíno está localizada debaixo da pele (toucinho) e apenas 30% no restante do corpo. Sem a pele, a carne de porco apresenta baixos teores de gordura. No interior dos músculos, a quantidade encontrada de gordura é igual à da carne de frango, por exemplo.

A carne suína contém 65% de gordura do tipo insaturada, ou seja, aquela que beneficia o colesterol no sangue, enquanto que o restante, 35%, é saturada, a que estimula e aumenta a produção do colesterol "ruim".

A carne suína é excelente fonte de vitaminas do complexo B, como a tiamina, riboflavina ,B-6 e B-12, e de cálcio, fósforo, zinco, ferro e potássio, mineral que ajuda na redução dos níveis de sódio, que retém água no corpo em pessoas com pressão alta.

Das cerca de 1.800 calorias que um indivíduo consome diariamente, em média, 30% (540 cal ou 60g) são de gordura (lipídios). Por isso, àqueles que abominam a simples menção da palavra "gordura" tomem nota porque ela é vital para o funcionamento do nosso organismo. Vale lembrar que o porco, o boi, as aves, a ovelha, por exemplo, têm altos índices de gordura saturada, que podem elevar o nível do colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas. Na hora de comer, portanto, escolha alimentos que contenham gorduras insaturadas, que são encontradas nos vegetais e na carne de peixe.

A função da gordura é a de "carregar" as vitaminas para as diversas partes do corpo, auxiliar no funcionamento do intestino e do fígado, e suprir, com o menor volume possível de comida, as necessidades de energia do corpo. Sem a ingestão das gorduras por um longo período de tempo, os danos podem ocorrer no cérebro, provocando danos ao desenvolvimento intelectual.


Fonte: Folha Uol

Artigos Relacionados

0 comentários: