Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Gordura contra a TPM?

Ácidos graxos podem auxiliar no controle de sintomas da TPM.

Os ácidos graxos são componentes principais das gorduras que consumimos no dia a dia. Eles podem ser classificados em diversos tipos: ácidos graxos saturados, insaturados (monoinsaturados, poliinsaturados) e ácidos graxos trans.

Dentre os insaturados tem-se os essenciais, aqueles que o organismo humano não produz e que precisam ser fornecidos pela alimentação. São eles os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.

O consumo dos ácidos graxos insaturados está associado principalmente à prevenção do risco de doenças cardiovasculares.

Um novo estudo, realizado na Universidade Federal de Pernambuco acompanhou 120 mulheres que receberam pílulas de ácidos graxos e placebo. Viram que ácidos como linolênico, oléico, linoléico e vitamina E, podem ajudar mulheres a controlar os desconfortos do período pré-menstrual.

De acordo com o pesquisador Edilberto Rocha Filho “A administração de 1 ou 2 gramas de óleos graxos essenciais em pacientes com TPM resultaram uma diminuição significativa dos sintomas”.

Os poucos eventos adversos documentados pelo estudo foram brandos, insignificantes, e aparentemente não relacionados à medicação. Além disso, não houve um aumento no nível de colesterol das pacientes.

Alguns exemplos:

Frutas: principalmente o abacate, pequi e açaí;
Sementes oleaginosas: nozes, castanha do Pará, castanha de caju (ricos em ômega 3);
Óleos vegetais: óleos de soja, de milho, de girassol, de arroz (ricos em ômega 6);
Azeite de oliva e óleo de canola: (ricos em ômega 9).
Além disso temos também os peixes tais como a sardinha, o salmão o arenque, a cavala e atum que são fontes importantes destes ácidos graxos.
Suplementos alimentares de ômega 3.

Fonte: Blog Boa saúde/Jornal Hoje

Artigos Relacionados

0 comentários: