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segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bebidas Quentes para esse inverno...

Veja valor nutricional, vantagens, desvantagens e os melhores horários para consumir as bebidas que fazem sucesso no clima frio

Os termômetros caem um pouco e o consumo de bebidas quentes aumenta. É nessa época que o chá, o café, o capuccino e o chocolate quente ganham mais espaço na rotina. Com eles, vêm as suas propriedades calóricas. Confira as vantagens e desvantagens de cada uma dessas bebidas e os melhores horários para consumi-las.

:: Café
Valor nutricional: é composto por quase mil substâncias diferentes, dentre elas uma grande variedade de antioxidantes, como os ácidos clorogênicos, sais minerais e vitamina B3, que ajudam a minimizar a degeneração das células e têm ação benéfica na prevenção de alguns tipos de câncer (fígado, cólon e reto). A quantidade de antioxidantes presente em um cafezinho supera a encontrada em outros alimentos considerados grandes fontes dessas substâncias, como maçã, vinho tinto e chá verde. O café contém quase o dobro de antioxidantes que o chá verde. É rico em cafeína, tendo potente ação estimulante do sistema nervoso central.


O lado bom: consumido em doses moderadas (no máximo três xícaras por dia), ele ajuda na performance esportiva, aumentando a energia e a disposição para a corrida e outras atividades aeróbicas. Tem efeito termogênico, que ajuda na redução do percentual de gordura corporal, além de favorecer a digestão de proteínas.
O lado ruim: o ideal é consumir o café com espaço de tempo razoável entre uma dose e outra. Três xícaras em seguida só servem para deixar a pessoa nervosa e agitada, além de aumentar a freqüência cardíaca e a pressão arterial. O café é uma bebida ácida que deve ser evitada por quem sofre de gastrite.O consumo excessivo (mais de quatro xícaras por dia) pode levar à redução de densidade óssea, facilita a excreção de minerais importantes como o cálcio e magnésio, além de reduzir a absorção de ferro (mineral essencial para prevenir anemias). Para quem toma muitos cafezinhos, com açúcar ou mesmo adoçante, também há o comprometimento da saúde pelo excesso de glicose ou das substâncias químicas presentes nos edulcorantes artificiais.


Melhor horário para consumir: beba uma xícara pela manhã, após o almoço e no meio da tarde. Para turbinar a atividade física e obter o maior benefício da ação estimulante da cafeína, deve ser tomado 30 minutos antes do treino. Evite o consumo após 18h, porque em pessoas mais sensíveis o excesso de cafeína pode atrapalhar o sono.

:: Capuccino


Valor nutricional: capuccino é basicamente um café acrescido de leite com uma pequena quantidade de chocolate. Contém as mesmas propriedades do cafezinho puro, mas alguns pesquisadores acreditam que o leite bloqueia a ação dos antioxidantes presentes café. Por outro lado, o leite fornece cálcio e proteína, o que ajuda a enriquecer a bebida. Os antioxidantes presentes no chocolate (cacau) ajudam a regular o aparelho circulatório.


O lado bom: aqueles que têm irritação gástrica ao tomar o café puro, o leite do capuccino ajuda a minimizar a acidez.


O lado ruim: por outro lado, os indivíduos que têm intolerância à lactose devem dar preferência ao café puro. O chocolate tem bastante calorias.


Melhor horário para consumir: da mesma forma que o café puro, o capuccino deve ser intercalado durante as refeições do dia. Por ser mais encorpado, ele vai muito bem na hora do lanche, pois ajuda a dar saciedade. Pode ser tomado ao acordar, no meio da manhã e no meio da tarde. O seu consumo à noite também pode interferir na qualidade do sono.




:: Chá


Valor nutricional: indiscutivelmente saudável por possuir propriedades antioxidantes e anticancerígenas, por causa do alto teor de flavanóides e catequinas (substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores). As folhas da Camelia Sinensis, da qual são feitos os chás preto, verde e branco, são ricas em substâncias estimulantes do sistema nervoso central (cafeína e teína). Duas a três xícaras por dia são suficientes para se obter o seu efeito antioxidante e estimulante.
O lado bom: o chá tem um efeito estimulante que ajuda na atividade física, porém é mais suave do que o do café. Tem ação digestiva se ingerido após as refeições. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.


O lado ruim: o excesso deve ser evitado, pois a planta é rica em flúor, um mineral que pode interferir negativamente na absorção de cálcio pelo organismo. O consumo excessivo também pode provocar irritabilidade, agitação e aumento da pressão arterial.


Melhor horário para consumir: essa bebida é muito versátil e pode ser consumido ao acordar para ajudar na energia matinal, no meio da manhã ou da tarde para espantar a fome e aumentar o pique, após as refeições para ajudar na digestão, antes da atividade física para melhorar a performance. Seu consumo ao deitar não é recomendado, pois devido ao seu teor de substâncias estimulantes pode interferir no sono das pessoas mais sensíveis.




:: Chocolate
Valor nutricional: a fava de cacau é composta de gorduras, carboidratos, proteína, vitaminas em pequena quantidade, minerais, aminoácidos, fibras solúveis e insolúveis, xantinas (cafeína, teobromina) e fitonutrientes antioxidantes. Um verdadeiro tesouro nutricional.


O lado bom: os antioxidantes presentes no chocolate (cacau) ajudam a regular o aparelho circulatório, permitindo uma maior nutrição dos tecidos corporais e uma melhora na irrigação do cérebro. Além disso, essas substâncias mantêm o coração saudável, previnem a ocorrência de coágulos sangüíneos (trombose), reduzem a pressão arterial, e protegem contra a oxidação do colesterol LDL, considerado ruim. Também auxiliam o sistema imunológico, aumentando a resistência contra doenças e reduzem a inflamação.


O lado ruim: contém muitas calorias. Uma xícara de chocolate quente é preparada com uma colher de sopa bem cheia de cacau (20 gramas com quase 100 calorias – na versão sem açúcar), mais o leite, o que pode dar um valor calórico muito alto, o que não é indicado para quem quer controlar o peso. Se consumido em excesso, pode causar enjôo e diarréia, além de engordar.


Melhor horário para consumir: o ideal é limitar o consumo a uma xícara por dia. de preferência, consuma pela manhã, no meio da tarde ou antes da atividade física para aquele pique a mais.

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1 comentários:

Cleo disse...

Olá, visitei este blog e gostei muito, estou a procura de amigos e também de informações sobre emagrecimento. Visite meu bolg também. Bjo

29 de junho de 2009 10:55