Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Curiosidades Sobre o Café


- Antes de utilizar pela primeira vez um coador de pano, ferva-o em água misturada com café para tirar o cheiro do tecido;
- A borra do café é ótima para clarear e limpar a pia e o chão de cozinha;
- Um copo com um pouco de pó de café colocado na geladeira elimina os odores desagradáveis;
- A borra do café pode ser utilizada como adubo em vasos de flores e plantas;
- A sobra de café líquido pode ser colocada em fôrmas de gelo no congelador. Depois é só bater os cubinhos de gelo de café no liquidificador, com leite, resultando em um delicioso frapê;
- Para alcançar o seu maior tamanho e florescer, um pé de café necessita de três a quatro anos. Demoram mais seis meses para aparecer o primeiro fruto;
- Na Turquia e em outros países do Oriente, o café torrado e moído é preparado sem coar. O pó fino, misturado à água fervente, resulta no chamado "café turco".
- Pelo pó de café deve passar somente água quente e jamais o café já preparado. A recirculação torna a bebida muito amarga, áspera e desagradável.
- O pó de café usado (café esgotado, borra), é o pior inimigo do sabor e aroma, e da sua saúde. Nunca o reutilize, sequer misturando-o ao pó de café fresco. Para garantir a qualidade ideal, o pó de café já usado e a bebida preparada devem ficar sempre separados.
- Nunca deixe a bebida ferver. Não a submeta a mudanças bruscas de temperatura. Não deixe armazenada por longo período de tempo, mesmo que em garrafas térmicas. O ideal é mantê-lo à temperatura constante entre 75C e 85C, no máximo por uma hora.


Artigos Relacionados

1 comentários:

Camila disse...

oi Jamile ,muito legal essa curiosidade sobre o café, tem muitas coisas que não sabia mesmo,eu não tomo café,mas qualquer dia desses vou fazer a reçeitinha do frapê ,deve ser muito bom, ahh ia esqueçendo muito obrigada pela a pela visinha,bjinhosss eu já vou te colocar na lista de blog que acompanho ,adorei seu blog!

25 de junho de 2009 às 13:12