Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Produto orgânico é mais qualidade de vida

Produto orgânico é mais qualidade de vida
Entrevista com a nutricionista Vanderli Marchiori

Quem está preocupado em ter qualidade de vida e saúde mais cedo ou mais tarde se depara com a possibilidade de incluir produtos orgânicos em sua dieta. Isso porque é crescente a convicção de que o alimento orgânico é mais apropriado quando se fala em organismo saudável. O problema é que, quase sempre, o produto orgânico é mais caro.
Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, especializada em medicina natural, alimento orgânico é aquele que não contou com qualquer tipo de aditivo químico na sua produção, seja ele pesticida, fertilizante ou adubo. Também os produtos de origem animal não podem ter utilizado substâncias químicas na criação, tais como hormônios, por exemplo.
Entre as vantagens apontadas por Vanderli para os produtos orgânicos, a primeira pode ser facilmente percebida por quem os consome: o sabor. Os produtos de origem orgânica costumam ser mais gostosos que seus similares e não contêm surpresas desagradáveis como o gosto muito forte de aditivo químico que volta e meia se encontra nos não orgânicos.
O segundo diferencial não pôde contar de imediato com o respaldo de argumentos científicos, mas Vanderli diz que, embora não se tenha ainda uma tabela comprobatória, o alimento orgânico tem quantidade maior de nutrientes. Em relação à preparação, ela explica que não há diferenças entre um tipo de produto e outro.
A desvantagem do custo tende a ficar menos importante. Os produtos orgânicos estão ganhando mais mercado e isso é um fator que pode levar à redução de preços. Outra desvantagem, entretanto, dificilmente vai desaparecer: muitos legumes, verduras e frutas cultivados sem aditivos têm tamanho menor e não são tão bonitos quanto seus concorrentes. Mas isso pode mudar, pelo menos, quando o que se está servindo não é o alimento in natura, vindo diretamente da horta. Caprichando na criatividade, a desvantagem "visual" pode passar facilmente despercebida nos pratos montados.

Artigos Relacionados

0 comentários: