Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Gordura faz veia entupir e mata por inflamação

Obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares: situações comuns para as pessoas com excesso de peso. Para explicar como funciona essa cadeia de riscos, um estudo explica como a gordura age no corpo. Segundo os pesquisadores o tecido gorduroso de quem sofre de obesidade é povoado de células ligadas aos episódios de inflamação.
As células gordas produzem uma molécula, a chamada PAI-1, que atrapalha a regulação da quantidade de açúcar no sangue e facilita o entupimento de vasos sanguíneos, levando aos sintomas perigosos normalmente associados à obesidade. O papel dessa molécula nas mazelas é surgir o excesso de gordura.
De acordo com o farmacêutico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, os indivíduos obesos tendem a desenvolver problemas cardíacos e diabetes, e a culpa, pelo visto, é da molécula PAI-1 (inibidor do ativador de plasminogênio) produzida por várias células, mas no caso, em excesso pelos adipócitos (células que armazenam gordura).
“Essa molécula é uma citocina inflamatória (estimula o processo inflamatório), sobretudo em vasos e no tecido cardíaco, e reduz a metabolização de glicose pelas células, o que tende a causar diabetes. Assim, a relação entre obesidade e desenvolvimento de diabetes e problemas cardíacos fica mais clara”, comenta Ronaldo.

Artigos Relacionados

0 comentários: