Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que são estrias?

Oláa, tudo bom com vcs?


Hj encontrei uma matéria sobre estrias e gostei demais, achei bem explicadinho e quero compartilhar com vcs!





O que são estrias ?




As estrias: São lesões de aspecto linear, por vezes deprimidas, pruriginosas (que coçam) e com discretas rugas transversais no seu maior eixo, não são irreversíveis, decorrentes de alterações ocorridas nas fibras elásticas e colágenas da pele, não escolhem alvo: podem surgir tanto em mulheres como em homens, embora, neste último grupo, com menor freqüência.
O mecanismo de formação das estrias pode ser facilmente entendido se imaginarmos um elástico muito esticado que quando volta ao seu tamanho natural, apresenta-se não mais liso e sim repleto de ondulações. O mesmo ocorre com nossa pele. Se ela esticar demais - seja devido ao crescimento ou ao aumento de peso - as fibras elásticas localizadas na derme (camada intermediária da pele) rompem-se e formam um “corte”, como se fosse uma ruptura do elástico. O sangue extravasa dos capilares (vasos muito pequenos encontrados especialmente na pele), inunda as fibras rompidas, provocando uma microequimose (pequena coleção de sangue) que se reflete imediatamente na pele, em forma de vergão avermelhado.

O tratamento cosmético para as estrias, com o He177 iniciado nesta fase pode melhorar em 95% a aparência final das estrias, principalmente das menores, conforme a condição da pele. A reação do organismo à lesão faz com que as estrias fiquem mais longas, largas e escuras com o passar do tempo, ganhando um tom arroxeado. Nesta etapa a possibilidade, também, de obter excelentes resultados com o tratamento é extremamente positivo.

Incidência:

Quanto ao sexo, atingem, segundo a literatura médica, mais as mulheres (60%)que os homens (40%) e costumam surgir principalmente na adolescência (puberdade) e na gravidez, com pico de maior prevalência entre 14 e 20 anos. Não é comum após os 45 anos, porém com o advento da reposição hormonal, especialmente o uso de anabolizantes de maneira indiscriminada, as temidas estrias atualmente são vistas em qualquer faixa etária, etnia ou parte do corpo.

Com este aumento de incidência generalizada, erroneamente as estrias são muitas vezes consideradas “normais e inevitáveis”, e apesar de serem uma das queixas mais freqüentes em consultórios médicos e centros de estética, frequentemente são banalizadas e irrelevantes para muitos profissionais.

Estes, por sua vez, treinados para tratar “doenças” se esquecem que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saúde é o bem estar físico, orgânico e psicológico do indivíduo”, onde costumamos ouvir, erroneamente, a celebre frase: “Estrias não têm cura”, esta frase de acordo com as últimas descobertas científicas já caiu por terra.

Atualmente, qualquer detalhe pode alterar profundamente a auto-imagem corporal, podendo acarretar em sérios danos psicológicos, excluindo, por exemplo adolescentes de atividades que exponham seu estigma, ou impedindo que se use roupas cavadas ou mesmo trajes de banho, alterando completamente a socialização do indíviduo na idade adulta, é considerado uma das maiores agressões ao psicológico e emocional, por isso pais devem sempre estarem em alerta total na idade do estirão.

Os locais onde mais aparecem em mulheres são nádegas, abdômen e mamas. Nos homens surgem, geralmente, nas costas, região lateral de coxas e região lombar.As estrias dos ombros, costas e atrás dos joelhos surgem normalmente na adolescência devido ao crescimento repentino que provoca distensão mecânica.

O mesmo mecanismo explica, nas grávidas, aquelas que aparecem no abdômen (crescimento uterino) e nas mamas.As estrias são geralmente mais compridas que largas, mas há casos em que as mesmas atingem larguras tão assustadoras quanto 5cm.

Artigos Relacionados

0 comentários: