Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

ONG Banco de Alimentos






Olá, hj trago para vcs informações sobre o PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL realizado pela ONG Banco de Alimentos, vale a pena conferir, Beijos!





A ONG Banco de Alimentos preocupa-se em oferecer alimentos não somente em quantidade adequada, com o também em qualidade. Com essa finalidade, a ONG ministra treinamentos teóricos (palestras) e treinamentos práticos (oficinas culinárias). Nestes, as instituições atendidas aprendem a manipular, aproveitar integralmente os alimentos (utilização de partes não convencionais do alimento – cascas, folhas e talos) e consumí-los adequadamente, a fim de combater desvios nutricionais, como a desnutrição e subnutrição. São encontros mensais que reúnem um representante de cada instituição, sendo este multiplicador da informação recebida. Desta forma o papel da educação nutricional, de auxiliar indivíduos a estabelecer práticas e hábitos alimentares adequados às suas necessidades nutricionais de acordo com os recursos alimentares locais, hábitos alimentares, condição sócia econômico, cultural, antropológica, psicológica e outras, torna-se um elemento fundamental, pois está lidando com todo o universo de interações e significados que compõe o fenômeno do comportamento alimentar e desempenha um papel importante também em relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
Treinamentos teóricos
São fornecidas informações teóricas na forma de palestras, para que o melhoramento contínuo seja aplicado pela própria Instituição, através dos serviços desenvolvidos por esta. A linguagem utilizada é de fácil entendimento envolta por técnicas ludopedagógicas. No final de cada palestra é realizada uma dinâmica para que haja melhor fixação do conteúdo e entregue um material didático (manual). Vale lembrar que o conteúdo dos treinamentos é definido de acordo com as necessidades vigentes das Instituições atendidas, fazendo com que reais problemas tenham a possibilidade de serem resolvidos.
São abordados temas como:
1. Alimentação Infantil
A infância é o período em que nossos hábitos alimentares estão sendo formados. Na alimentação da criança, a adequação nutricional é de suma importância, afinal, esta é a fase conhecida pelo intenso crescimento e desenvolvimento. No entanto, outros fatores devem ser considerados quando o assunto é alimentação infantil. O ato de alimentar-se oferece também, inúmeras oportunidades para o desenvolvimento pessoal-social da criança: o comer sozinho, o preferir alimentos, o aprender cores e sabores. Dessa forma são muito importantes o ambiente e o modo que a criança se alimenta, as companhias e sua relação com o alimento. Tais fatores estão diretamente relacionados com a aceitação dos hábitos alimentares, devendo ser praticados de forma ideal, já que são hábitos adquiridos por toda a vida. Os problemas na alimentação infantil podem causar conseqüências ao crescimento e desenvolvimento infantil, podendo até mesmo afetar a vida adulta.
2. Higiene e Manipulação dos Alimentos
Para que a refeição seja considerada de boa qualidade, ela deve fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários à prevenção e ao desenvolvimento da vida e também estar livre de contaminação. Para isso, devem-se usar produtos adequados e mantê-los bem conservados, aplicar técnicas preconizadas no seu preparo e obedecer rigorosamente às normas de higiene para manter a segurança microbiológica dos alimentos.Para não colocar em risco o bem estar físico e a saúde, é preciso que se tenha uma higiene adequada, tanto dos alimentos quanto do manipulador e ambiente. Assim enxerga-se a necessidade de disseminar este princípio básico.
3. Organização do almoxarifado (estoques)
O controle higiênico-sanitário de alimentos é um dos mecanismos para a garantia da qualidade destes, sendo o armazenamento uma das etapas importantes na ordem de preparo. São de grande importância o controle, a organização e a higiene do ambiente de estoque de alimentos em uma instituição. Como sabemos, em função da dependência de doações para seu funcionamento, torna-se ainda mais relevante a responsabilidade da instituição de zelar pela qualidade dos alimentos a ela doados, garantindo boas condições de armazenamento, a fim de aproveitá-los integralmente, erradicando de forma cada vez mais eficiente problemas como o desperdício dos alimentos, além de prevenir doenças transmitidas por más condições de higiene. O almoxarifado é o local responsável pelo controle e pela movimentação dos alimentos e produtos de limpeza/higiene, assim como o material de escritório, que são registrados de acordo com as normas vigentes. Este local pode ser dividido em estoque seco (estoque em temperatura ambiente), armazenamento sob refrigeração - geladeira (sob temperaturas entre 6ºC e 10ºC) e sob congelamento - freezer (temperaturas entre –12ºC e –18ºC).
4. Técnicas de Congelamento
O mundo vive hoje um processo de profundas mudanças. Com a globalização cresce a expectativa de vida e isto cria a necessidade e desejo de alimentos de maior durabilidade, maior valor nutritivo e mais saudáveis. O congelamento de alimentos é o melhor método de conservação, pois aumenta o seu tempo de armazenamento (vida útil) e apresenta menores possibilidades de provocar perda do valor nutricional nos alimentos e suas características como sabor, textura e odor. Já outros processos produzem algum tipo de alteração nutricional, além de mudarem suas características.
5. Como Montar um Cardápio
Como as instituições estão acostumadas a servir pratos tradicionais, utilizando o alimento sempre da mesma maneira, a ONG Banco de Alimentos ofereceu um treinamento que tinha como objetivo ensinar a montar um cardápio equilibrado e criativo, além de ensinar a substituição dos alimentos, dentro de uma mesma fonte alimentar, gerando uma variação nutricional que torne a alimentação mais agradável e adequada a cada população.
6. Desnutrição
A desnutrição ou mais corretamente, as deficiências nutricionais – considerando-se a existência de diversas modalidades de desnutrição - são doenças que decorrem da oferta alimentar insuficiente em energia ou nutrientes ou, ainda, com alguma freqüência, do inadequado aproveitamento biológico dos alimentos ingeridos, geralmente motivado pela presença de outras doenças, em particular as infecciosas. Independentemente de seu tipo, a desnutrição tem como principais sintomas em comum: cansaço, fraqueza, atraso no crescimento, dificuldade de concentração, entre outros. Pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum em bebês e crianças até 5 anos. É muito importante que a desnutrição seja tratada logo nos primeiros sinais. Quando tratada, a criança desnutrida recupera a saúde e volta a ter o peso e a estatura adequados para a sua idade.
7. Anemia
É uma doença que representa uma das maiores preocupações da área da Saúde Pública (área que estuda a saúde da população de acordo as doenças que a afeta), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As taxas encontradas de pessoas com anemia variam de acordo as condições econômicas e a qualidade de vida da população, desta forma, sendo mais encontradas em regiões menos favorecias. É uma doença que ocorre quando a quantidade de hemoglobina no sangue está baixa, em função da falta de um ou mais nutrientes, como ferro e vitamina B12, que são componentes dos alimentos que consumimos e que são essenciais para a vida. Se a quantidade de hemoglobina estiver baixa, a distribuição de oxigênio pelo corpo ficará prejudicada, ou seja, o oxigênio não chegará em quantidade suficiente nos órgãos, que dessa forma, não poderão realizar suas funções da maneira correta, prejudicando assim todo o nosso organismo.
8. Obesidade
É o resultado de ingerir mais energia dos alimentos do que o necessário, levando ao excesso de peso. Não há dúvidas que esta ingestão desnecessária tem como influência a cultura e os hábitos familiares, que possuem um papel fundamental. Esta doença também pode ter causa genética (que passa de parente para parente). Trata-se de um dos desvios nutricionais que mais cresce no mundo. Este mal vem acometendo cada vez mais as crianças. O que está acontecendo nos últimos anos, é que a maioria da população ingere alimentos de alto valor calórico e baixo valor nutricional, levando a uma “obesidade-desnutrida”, que seria um excessivo aumento calórico e com deficiências nutricionais graves.
9. Alimentação na terceira idade
Uma boa nutrição é um fator claro na determinação da qualidade de vida que uma pessoa pode esperar anos mais tarde. O hábito alimentar de um indivíduo, principalmente de um idoso, se faz através dos anos e depende de alguns fatores como costumes regionais, hábitos alimentares, situação sócio – econômica, o marketing cada vez mais forte sobre determinados produtos, a falta de informação sobre a alimentação correta, e muitas outras variáveis que podem influenciar os costumes de cada pessoa. Assim, a alimentação na terceira idade deve ser orientada em função das alterações que ocorrem no organismo, bem como das mudanças no estilo de vida, alterações do paladar, olfato, visão, audição, tato, problemas de mastigação e deglutição que podem levar a perda de apetite, podendo levar a uma diminuição do consumo de frutas, verduras e carnes o que poderia gerar uma ingestão inadequada de fibras, vitaminas e minerais. Dessa forma, uma alimentação saudável que se aplique as peculiaridades do idoso, torna-se fundamental para garantir seu bem-estar.
10. Noções básicas sobre alimentação e nutrição
O alimento é a condição única e essencial para a manutenção da vida. Sem alimentos em quantidade suficiente, o organismo não se desenvolve corretamente e não tem resistência contra doenças. A alimentação equilibrada consiste em atender às necessidades calóricas e apresentar todos os nutrientes, com a presença de todos os grupos de alimentos (cereais e pães, hortaliças e frutas, leguminosas, leite, carnes e ovos, gorduras e açúcares). Porém, vale ressaltar que não somente a quantidade de alimentos que é importante: se a alimentação não for variada, não fornecerá todos os nutrientes necessários à vida.

Artigos Relacionados

0 comentários: