Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Qualidade de Vida pense nisso!

Por Padre Luizinho


Hoje se fala tanto em qualidade de vida, alimentação, atividade física, esporte e lazer etc. Vivendo estes dias as minhas férias percebi que as pessoas têm esquecido que a melhor qualidade de vida é aquela que começa dentro de nós, qualidade de vida começa no interior das pessoas. A nossa vida tem sido mais agressiva e muito menos educada, sem gentilezas, educação e um pouco de ternura. É como se faltasse açúcar no café ou gás no refrigerante, é difícil, quase insuportável de tomar. Compaixão é coisa ultrapassada, não nos colocamos mais no lugar dos outros, estamos perdendo a sensibilidade, e ainda dizem que é porque são da geração y, tudo é mais objetivo, rápido e frio é claro! É preciso repensar a nossa qualidade de viver.
Compaixão: sentir a dor do outro, piedade, sentimento de quem se coloca no lugar do outro. “Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão delas, porque eram como ovelhas sem pastor”. (cf. Jo 6,34).
Hoje o grande vilão da vida moderna tem sido o stress, a vida agitada e nervosa dos novos tempos e tudo piora quando percebemos que atitudes interiores de educação e gentileza tem caído em desuso no cotidiano da gente e que essas atitudes poderiam fazer melhores os novos dias e relacionamentos. Com certeza diminuiria o stress e a insatisfação do dia a dia. Você pode estar me achando supérfluo, mas no dia a dia percebemos que essas delicadezas fazem muita diferença, perceba:
Outro dia no supermercado esperava na fila para pegar um franco assado, éramos mais ou menos 15 a 20 pessoas, quando saiu o franco foi aquele alvoroço e se esqueceram das pessoas que estavam ali na frente da vila a 20, 30 minutos esperando; caminhando voltando para casa levei um esbarrão de uma moça que quase cai no chão, ela me olhou e ao invés de pedir desculpas reclamou e quase me xingou. Quantas vezes você esperou a gentileza de alguém numa fila interminável e o pior aquele mal educado ainda passou na sua frente; um sorriso, como poderia fazer diferente o dia de alguém, um bom dia, boa noite, colicença, por favor, e muito obrigado. E na maioria das vezes só precisamos fazer valer o direito dos outros.
Nem se fala a nossa atitude com as pessoas da terceira idade, como seria melhor mesmo se respeitássemos mais dando o lugar que é delas reservado no ônibus, na fila do banco, etc. E os nossos irmãos deficientes físicos? O desrespeito começa sem a compreensão do sistema público que não prepara as nossas cidades para melhor atende-los, ajudando-os há viver um pouco melhor. Como a vida seria menos stressada se a gente se preocupasse mais com o bem do outro, seria uma grande corrente do bem, eu pensando no bem do outro e os outros pensando no meu bem e o dia de todo mundo seria melhor. O amor, a gratuidade, a gentileza não pode perder espaço em nossas vidas, pense nisso!
Qualidade de vida não é só pensar no seu bem e nos seus interesses, mas também pensar no bem dos outros. Não esqueça destas palavras que revelam na verdade educação e promovem a qualidade de vida de todo mundo:
Obrigado, bom dia, boa noite, desculpe colicença, por favor, posso ajudar?

Artigos Relacionados

0 comentários: