Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vegetais também são ótimas fontes de proteínas! Mais saudáveis para você e para o meio ambiente!



Hábitos de vida, escolhas alimentares e adesão a exercícios físicos refletem em nossa qualidade de vida, saúde e bem-estar. Portanto, é possível viver mais e melhor de acordo com o estilo de vida que decidimos seguir.

As proteínas de origem vegetal são extremamente benéficas à saúde, principalmente, pelo baixo teor de gordura que as acompanham. São ricas em fibras, vitaminas, sais minerais e pobres em gordura saturada e colesterol. Com isso, indivíduos que apresentam dietas caracterizadas pelo maior consumo de proteínas vegetais, em substituição às de origem animal, apresentam menor prevalência de doenças crônicas, como por exemplo, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Dessa forma, o consumo de proteínas vegetais associado a hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis favorece a prevenção de diversas doenças e, conseqüentemente, auxilia na melhora da qualidade de vida! Além da saúde, a mãe natureza também agradece pela escolha de opções mais saudáveis, como os alimentos de origem vegetal, uma vez que o consumo de proteínas de origem animal é prejudicial ao meio-ambiente, aumentando a poluição, as áreas de desmatamento e o consumo de água e combustíveis fósseis.

Os alimentos de origem vegetal, com destaque para leguminosas e grãos integrais, são considerados fontes incompletas de proteínas. Para corrigir esse déficit protéico, os alimentos de origem vegetal precisam de associações para formar uma proteína completa e, assim, fornecer os aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Seguem alguns exemplos: arroz com feijão, pão torrado com sopa de ervilha, milho com feijão, pão integral com creme de amendoim, tofu com sementes de gergelim, arroz com soja.

Conheça agora as propriedades dos principais tipos de proteínas vegetais:

Soja: é praticamente uma fonte completa de proteínas. Além disso, é rica em isoflavonas, vitaminas do complexo B e fibras. Ótima opção para saladas;

Quinua: reconhecida pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) como um alimento perfeito para o consumo humano. Contém 16 aminoácidos essenciais, o que a torna uma proteína de alto valor biológico. É fonte ainda de zinco, magnésio, potássio, manganês, ferro, vitaminas do complexo B, fibras e ômegas 3 e 6. Os grãos de quinua necessitam de cozimento e podem ser utilizados em sopas, saladas e tabules. Já os flocos podem ser acrescidos diretamente em iogurtes, saladas de frutas e vitaminas;

Amaranto: é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e zinco. Os flocos de amaranto são excelentes para incrementar saladas de frutas, iogurtes, sucos e vitaminas;

Leguminosas (feijões em geral, ervilha, lentilha, grão-de-bico, favas, dentre outras): excelentes fontes de proteínas, fibras, carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco, fósforo, magnésio e cálcio. Não possuem colesterol e apresentam baixo teor de gordura e sódio. Boa pedida para sopas e saladas;

Oleaginosas: castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, pistache, nozes, avelãs e amendoim. Possuem considerável teor de proteínas em sua composição, além de fibras, antioxidantes e gorduras insaturadas, aliadas à saúde do coração.

Todos os alimentos acima descritos são ricos em fibras que, por sua vez, quando entram em contato com a água no interior do estômago formam uma espécie de "esponja" que favorece a saciedade, ou seja, reduz o apetite, sendo um coadjuvante no processo de emagrecimento. Além disso, controlam os níveis de glicose plasmáticos e regularizam a função intestinal. O seu consumo regular reduz também os níveis sangüíneos de colesterol e triglicérides, prevenindo dessa forma, as doenças cardiovasculares.

Fonte: Natalia Lautherbach - Nutricionista da Rede Mundo Verde

Artigos Relacionados

0 comentários: