Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Células-tronco do leite materno poderão ser usadas no tratamento do Parkinson e diabetes


Pesquisadores australianos descobriram a capacidade das células-tronco do leite humano de se transformar em células de várias partes do corpo
Amamentação leite materno

Leite materno: a descoberta de que possui células-tronco dará início a pesquisas para entender seu papel na saúde dos bebês (Thinkstock)

Desde 2008, já se sabe que o leite materno contém células-tronco. Agora, uma nova descoberta foi feita pelo Grupo de Pesquisa sobre Lactação Humana da Universidade de Western Australia (UWA): o leite materno contém células-tronco capazes de se transformar não apenas em células da mama, mas também em células de outras partes do corpo, como do fígado, ossos, cartilagens, pâncreas e cérebro.

Saiba mais

CÉLULAS-TRONCO
Também chamadas de células-mãe, podem se transformar em qualquer um dos tipos de células do corpo humano e dar origens a outros tecidos, como ossos, nervos, músculos e sangue. Dada essa versatilidade, vêm sendo testadas na regeneração de tecidos e órgãos de pessoas doentes.

A pesquisa pode, no futuro, ajudar pacientes de doenças como o Parkinson e a diabetes, por meio de tratamentos baseados em células-tronco. "Se conseguirmos entender as propriedades e o papel dessas células nas mamas e nas crianças que são alimentadas com leite materno, poderemos usá-las como modelos para na pesquisa do câncer de mama e em tratamentos inovadores com células-tronco", disse a doutora e professora da UWA Foteini Hassiotou.

Um dos benefícios de obter células-tronco por meio do leite materno, segundo Hassiotou, é que ele pode ser coletado por métodos não-invasivos, diferentemente da maioria dos métodos atuais. "O próximo passo da pesquisa será implantar células-tronco do leite materno humano em animais para examinar seu potencial", afirmou Hassiotou.

De acordo com os pesquisadores, são realizados mais de 1.000 transplantes de células-tronco na Austrália todo ano, e 60.000 em todo o mundo.


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/celulas-tronco-do-leite-materno-poderao-ser-usadas-no-tratamento-do-parkinson-e-diabetes


Artigos Relacionados

1 comentários:

Liz disse...

Incrível como o leite materno nos surpreende a cada descoberta!
Ele é maravilhoso mesmo! Amamentar é uma linda dádiva de Deus! =D

19 de outubro de 2011 às 18:39